top of page
Com pés e cabeça

 biologia humana, medicina e saúde

Unidos pelo Laço rosa
24 de maio · 20h00 · Fábrica Nortada · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Porto_24_Com Pés e Cabeça_1_Carla Luís.jpg

Carla Luís - Efeito da obesidade no cancro de mama: metabolismo vs epidemiologia

Carla Luís (FMUP)

Carla Luís concluiu em 2012 a licenciatura em ‘Biologia’ pela FCUP. Em 2015, completou o mestrado em ‘Medicina e Oncologia Molecular’ na FMUP, onde atualmente se encontra a frequentar o doutoramento em ‘Metabolismo – Clínica e Experimentação’. A sua linha de investigação é o cancro de mama e o efeito da obesidade na patologia.

 

Esta conversa irá abordar o metabolismo das células tumorais e como este é diferente das células normais, fornecendo-lhes vantagem adaptativa. Irão também ser apresentadas as alterações metabólicas observadas no cancro de mama sobre o efeito de obesidade e como a obesidade influencia as características tumorais e os resultados clínicos de pacientes com cancro de mama.

Porto_24_Com Pés e Cabeça_2_Catarina Esquível.jpg

Catarina Esquível - P-caderina a habilidade que todos os tumores procuram 

Catarina Esquível (i3S)

Estudei Bioengenharia (mestrado integrado, FEUP) e estagiei no Institut Curie (Paris), em cancro de mama metastático. Posteriormente fiz a minha tese no grupo Cancer Metastasis (i3S) tendo ganho uma bolsa da LPCC. Atualmente encontro-me a fazer doutoramento, no mesmo grupo, dando continuidade ao trabalho que tenho vindo a desenvolver.

Nos últimos anos descobriu-se que a molécula de adesão P-caderina está associada à metastização, resistência à terapia e ao mau prognóstico de doentes com cancro da mama. Com base nisto, acredita-se que células tumorais que possuam P-caderina possam ter a capacidade de induzir o escape do tumor ao sistema imune, promovendo a formação de metástases à distância.

Fábrica Nortada
veg.png
comida.png
snacks.png
mobilidade.png
bottom of page