Cabecinha pensadora
neurociência, psicologia e psiquiatria
Acudam, Cérebro em chamas
24 de maio · 20h30 · Espiga - Galeria De Arte e Bar · 2.50€

Bárbara Leal - Células da microglia: bombeiros ou pirómanos na Epilepsia?
Bárbara Leal (ICBAS)
Bárbara Guerra Leal licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências UPorto e doutorou-se em Ciências Biomédicas pelo ICBAS-UPorto. É investigadora na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) onde se dedica à procura de biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e de resposta à terapêutica de patologias neurológicas e autoimunes.
A Epilepsia é uma doença neurológica crónica que afeta 1% da população mundial. As células da microglia são responsáveis pela defesa e manutenção da homeostasia cerebral. A exacerbação da ativação microglial e a consequente inflamação crónica foram associadas ao desenvolvimento e progressão de epilepsia. Uma melhor compreensão deste processo pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos, mais eficazes e personalizados.

Maria José Sá - Esclerose múltipla, inflamação e degenerescência. Neurónios sofrem em crise, ardem em silêncio
Maria José Sá (UFP)
Licenciada e Doutorada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Desde 1987 que é especialista de Neurologia, tendo sido Chefe de Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário de São João responsável pelo Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla. Atualmente é Professora Catedrática na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crónica de base autoimune. Caracterizada por lesões focais da mielina e das fibras nervosas, há evidência de atingimento difuso da substância branca, sem tradução clínica. E há relatos de pródromos e disfunção cognitiva precoce, mascarada por outros sintomas. Terapêuticas imunomoduladoras recentes não curam, mas melhoram a qualidade de vida.
Espiga - Galeria De Arte e Bar
