top of page
O nosso Mundo

geociência, botânica, zoologia e biologia

Cultivar a sustentabilidade dos alimentos
23 de maio · 21h00 · Padaria Nacional · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Porto_23_O Nosso Mundo_1_Ricardo Pereira.jpg

Ricardo Pereira - Eletricidade para uma alimentação mais segura e saudável

Ricardo Pereira (U. Minho)

Ricardo é atualmente investigador auxiliar no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Licenciado em Engenharia Alimentar e com o Doutoramento em Engenharia Química Biológica conta com mais de 60 publicações em revistas científicas internacionais. Dedica-se à investigação de aspetos fundamentais e aplicados das novas tecnologias no processamento alimentar.

Existe atualmente uma tecnologia que permite cozinhar produtos alimentares através da aplicação direta de campos elétricos. A grande generalidade de produtos alimentares são bons condutores de eletricidade, e com base nesse pressuposto é possível produzir o calor necessário para os cozinhar, pasteurizar ou esterilizar, de uma forma mais eficiente e sustentável.

Porto_23_O Nosso Mundo_2_Susana Carvalho.jpg

Susana Carvalho - Agricultura regenerativa vs. fábricas de plantas: duas faces da mesma moeda? 

Susana Carvalho
(FCUP / GreenUPorto)

Professora Auxiliar na FCUP e Vice-Directora do GreenUPorto – Centro de Investigação para a Produção Agroalimentar Sustentável. A sua investigação foca-se no aumento da eficiência do uso dos recursos (ex. água, fertilizantes, etc.), recorrendo a ferramentas agronómicas e biotecnológicas para promover a produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos.

Como promover uma agricultura mais sustentável, que garanta alimentos seguros e nutritivos a uma população mundial crescente, face à pressão das alterações climáticas e da escassez de recursos? Por um lado, temos modelos de produção como a agricultura regenerativa – solo como elemento fundamental da produção agrícola; por outro, temos as fábricas de plantas – alimentos produzidos em prateleiras iluminadas sem recurso ao solo. Estaremos perante práticas antagónicas ou complementares?

Padaria Nacional
veg.png
comida.png
snacks.png
mobilidade.png
bottom of page