top of page
Cabecinha pensadora

neurociência, psicologia e psiquiatria

Mente em foco
22 de maio · 20h30 · Espiga - Galeria De Arte e Bar · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Porto_22_Cabecinha pensadora_1_Manuel Gonçalves Pinho.jpg

Manuel Pinho - Canábis e Saúde Mental

Manuel Pinho (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto)

 

Manuel Gonçalves Pinho é médico no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e Professor Auxiliar de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Desenvolve investigação na área da epidemiologia das doenças mentais, especificamente na área da Doença Bipolar, Esquizofrenia e Depressão.

Em Portugal, a canábis é a droga com maior prevalência de consumo. Este grau de utilização destaca-se não só na quantidade de consumidores, mas também nas caraterísticas dos mesmos: jovens e com elevada continuidade de utilização. Estas duas variáveis devem motivar uma reflexão acerca das possíveis consequências sociais de um eventual aumento do consumo nos próximos anos.

Porto_22_Cabecinha pensadora_2_Renata Alves.jpg

Renata Alves - Uma Abordagem Neurocomportamental à Demência

Renata Alves (Universidade de Cambridge)

Renata tem uma licenciatura em Biologia, um mestrado em Psicobiologia e um doutoramento em Psicologia realizado no I3s e na FPCEUP. O seu principal interesse de investigação têm sido o estudo da neurociência comportamental, utilizando modelos animais para mimetizar problemas humanos. Integrou ALBORADA Drug Discovery Institute em 2021.

 

 

A demência é causada por uma variedade de doenças como Doença de Huntington e ainda não tem cura. Assim, desenvolver novos tratamentos é de extrema importância. Neste trabalho, de forma a conduzir futuros estudos para avaliar a eficácia de uma droga no combate ao Huntington, um modelo animal comummente utilizado para estudar esta doença, foi caracterizado comportamentalmente.

Espiga - Galeria De Arte e Bar
mobilidade.png
bottom of page