top of page
Cabecinha pensadora
neurociência, psicologia e psiquiatria
Mente e corpo: uma interação complexa
22 de maio · 19h00· Cerveteca Areeiro · 2.50€

Cláudia Valente - Neuroinflamação e doenças neurológicas
Cláudia Valente (FMUL)
Licenciei-me em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST, 1997). Fiz o doutoramento em Biotecnologia (IST, 2003) e dois pós-doutoramentos, o primeiro em Biologia do Desenvolvimento (IMM, 2004-2007) e o segundo em Neurociências (IMM, 2007-2010). Atualmente sou Investigadora e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
A inflamação do sistema nervoso central, denominada neuroinflamação, é considerada como um alvo terapêutico para várias doenças neurológicas. A neuroinflamação é mediada por células de microglia e por astrócitos, onde ocorre ativação de mecanismos específicos promotores de inflamação, as cascatas inflamatórias.
A minha investigação usa modelos de Epilepsia e de Doença de Alzheimer para avaliar o impacto de inibir determinadas cascatas inflamatórias.

Ana Maia - A mente faz parte do corpo - O papel da investigação em Imunopsiquiatria
Ana Maia (Champalimaud)
Natural de Lisboa, é médica interna de Psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Está atualmente a realizar o doutoramento na Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud e na Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina como assistente convidada de Psicologia Médica.
Durante muito tempo, o dualismo mente-corpo dominou a conceção científica das perturbações psiquiátricas. Todavia, nas últimas décadas tem-se assistido a uma evidência crescente do papel do sistema imunitário no desenvolvimento das doenças mentais. Nesta conversa iremos explorar esta hipótese aplicada à perturbação obsessivo-compulsiva, assim como as suas implicações clínicas e conceptuais.
Cerveteca Areeiro



bottom of page