top of page
Chatear Camões

direito, história, política e línguas

A Atlântida plantada a beira mar
24 de maio · 21h00 · Peter Café Sport · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Horta_24_ChatearCamões_JoséNeto.jpg

José Luís Neto -  Tesouros do mar profundo

José Luís Neto (Museu da Horta)

Doutorado e mestre em arqueologia pós-medieval pela Universidad de Salamanca, mestre também em património e museologia pela Universidade dos Açores, pós-graduado em filosofia pela FLUL e licenciado em História pela FCSH-UNL, José é técnico superior da Direção Regional de Cultura dos Açores, onde exerce o cargo de Diretor do Museu da Horta.

Perdidos nos mares dos Açores existem cerca de um milhar de naufrágios, e nos restantes mares da Macaronésia talvez que outros tantos. Nos fundos oceânicos dos arquipélagos que a constituem, temos os maiores testemunhos da primeira globalização europeia e da história da Humanidade dos últimos 600 anos. Que navios eram esses? De onde vinham e para onde iam? Porque passaram pelas ilhas? Compreendê-lo é, simultaneamente, aceder à razão de ser da sua integração na vida humana de outrora, do agora e do por vir.

Horta_24_ChatearCamões_2_CarinaMaurício.jpg

Carina Maurício - Preservar o passado para memória futura

Carina Maurício (Museu da Horta)

Carina Maurício (Óbidos, 1984). Mestre em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa). Embora tenha realizado trabalhos de conservação e restauro em várias áreas, tem vindo a especializar-se no tratamento de materiais arqueológicos. Atualmente é conservadora-restauradora no Museu da Horta.

 

Será dado a conhecer ao público a profissão de conservador-restaurador e os princípios que regem a mesma. Explicar-se-á, de modo geral, os processos de deterioração de artefactos arqueológicos e a importância da intervenção de conservação após a escavação.

Peter Café Sport
veg.png
comida.png
snacks.png
mobilidade.png
bottom of page