top of page
Com pés e cabeça

 biologia humana, medicina e saúde

Ilheu em evolução
23 de maio · 18h30 · Peter Café Sport · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Horta_23_ComPéseCabeça_1_CarolinaSilva.jpg

Ana Carolina Silva -  À descoberta de terapias avançadas para o cérebro doente 

Ana Carolina Silva (UC)

Sou mestre em Biologia Celular e Molecular. Faço o meu  doutoramento no laboratório Terapias Génicas e Estaminais para o Cérebro na UC, onde investigo novas terapias avançadas para doenças neurodegenerativas para as quais não existem terapias disponíveis. O meu foco particular é na doença de Machado-Joseph que tem um especial impacto na população Açoriana.  

Os medicamentos de terapia avançada incluem novos produtos baseados em terapia génica ou celular com um enorme potencial para abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos inovadores para muitas doenças, incluindo doenças que afetam o cérebro. Nestas está incluída a doença de Machado-Joseph, uma doença hereditária genética rara mas com especial prevalência nos Açores, onde é reportado o maior número de doentes por habitante.

Horta_23_ComPésECabeça.png

Graça Silveira - OGM: Maldição ou Salvação

Graça Silveira (CBA)

Licenciada em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Técnica de Lisboa, Doutorada em Nutrition, Food technology and Biotechnology pela Wageningen University, Holanda. Professora Auxiliar da Universidade dos Açores (desde 2003), onde leciona desde 1994. Atualmente é investigadora no CBA.

A ONU projeta que, em 2050, a população global alcançará quase 10 bilhões de pessoas, em virtude disso, a produção de alimentos terá de aumentar 70% até lá, isto à custa da desflorestação, com todos os impactos que isso teria para as alterações climáticas. Desde sempre fomos selecionando plantas e animais com características que se queria apurar, ou seja, sempre se fez melhoramento genético, que esteve no centro da Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970, o que levou a um grande aumento na produção mundial de alimentos. Com os avanços da biotecnologia e da engenharia genética tornou-se possível a modificação do DNA dos organismos e a transferência dos genes de um organismo para outro (transgénicos). O recurso a culturas geneticamente modificadas é seguramente parte da resposta ao enorme desafio que é de alimentar a população mundial. As questões ideológicas e o medo do desconhecido, têm contaminado este debate que se quer desapaixonado e racional para uma tomada de decisão esclarecida, que nos convoca a todos.

Peter Café Sport
veg.png
comida.png
snacks.png
mobilidade.png
bottom of page