Cabecinha pensadora
neurociência, psicologia e psiquiatria
Os mistérios da mente: Viagem pela neurociência, a arte da recordação, e a psicologia cerebral
23 de maio · 21h00 · Pholus · 2.50€

Emanuel Pedro Albuquerque -"Como me podia esquecer?” O papel da distintividade episódica na recordação
Emanuel Pedro Albuquerque (Universidade do Minho)
Pedro Albuquerque é docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tem-se dedicado ao estudo da memória humana desde que, em 1987, fez a sua primeira experiência. De lá para cá criou o Grupo de Investigação em Memória Humana e atraiu ao tema dezenas de estudantes de doutoramento e mestrado. Este será o seu maior legado científico.
A memória vive de três processos: a codificação, a retenção e a recuperação. Se algum deles falha a recordação do que quer que seja fica comprometida. Nesta conversa falaremos do papel que a emocionalidade de um acontecimento, a singularidade de uma face ou o sublinhado de uma frase pode ter na sua memorização. A distintividade pode bem ser o traço que une todos estes exemplos.

Carina Cunha - O cérebro comanda a vida: em busca do equilíbrio entre recompensa e punição
Carina Cunha (ICVS)
Carina Cunha é licenciada em Biologia e doutorada em Ciências da Saúde. Atualmente é investigadora júnior e desenvolve os seus estudos na área de neurociências no ICVS . O seu trabalho foca-se em compreender como é que o cérebro codifica pistas sensórias ambientais e as descodifica em ações que nos permitem obter recompensas desejadas/necessárias e evitar consequências negativas.
Nesta conversa abordaremos a notável aptidão do cérebro em identificar pistas ambientais associadas a recompensas ou punições, e gerar ações que originam o resultado mais benéfico para o seu bem-estar. Estes processos envolvem neurotransmissores e áreas do cérebro específicas que, se disfuncionais, podem originar doenças neuropsiquiátricas.
Pholus

