top of page
Com pés e cabeça
biologia humana, medicina e saúde
Do sangue ao cérebro
22 de maio · 19h00 · Gin Gibre · 2.50€

Ana Raquel Costa - O papel dos recetores do paladar no glioblastoma
Ana Raquel Costa
Natural da Guarda. Licenciada e Mestre em Ciências Biomédicas, e prestes a concluir o seu Doutoramento em Biomedicina, pela UBI. Técnica superior de microscopia e investigadora no CICS-UBI. Tem vindo a investigar os mecanismos moleculares da via do paladar, mais especificamente dos recetores do sabor amargo e doce, no glioblastoma.
O glioblastoma é um tumor cerebral muito agressivo e quimioresistente. A minha investigação tem mostrado que ativar os recetores do sabor amargo e inibir os recetores do sabor doce poderá vir a ser uma nova abordagem terapêutica para o glioblastoma, permitindo aumentar o prognóstico dos pacientes que, atualmente, apresenta uma sobrevivência média de 15 meses após diagnóstico.

André Esgalhado - Pode o sistema imunológico ajudar na manutenção das funções cognitivas dos idosos?
André Esgalhado
André João Gabriel Esgalhado, natural da Covilhã, é Licenciado e Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI. Atualmente, realiza o seu Doutoramento no CICS-UBI, com uma bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvendo as suas atividades de investigação sob a supervisão do Professor Doutor Fernando Arosa.
As células do sistema imunológico encontram-se em constante comunicação com os tecidos e órgãos, incluindo o cérebro. Deste modo, é importante perceber como alterações na expressão de determinados marcadores em células do sistema imunológico podem contribuir para preservar as funções cognitivas nas pessoas de idade.
Gin Gibre

bottom of page