top of page
Equipa Principal
Daniela Domingues.jpg
Daniela Domingues

Coordenação Pint of Science Portugal | Fundadora

Neurocientista de profissão, amante de cerveja em part-time! Estou bastante feliz por ser a responsável por trazer o Pint of Science para Portugal. Espero conseguir com a ajuda de toda a equipa levar o melhor dos dois mundos – ciência e cerveja – a todos os portugueses! Está na altura da ciência deixar o laboratório e passar a ser tópico de conversa entre amigos num bar.

RubenFSOliveira.png
Rúben Oliveira

Fundador

Primeiro biólogo, depois ecólogo, e agora comunicador de ciência. Dedico-me à aproximação entre a Ciência e a Sociedade e à promoção da literacia científica. O meu principal foco está na Ecologia e na sua ligação às restantes áreas do saber. Como faço isto? Sobretudo através de comunicações orais e da organização de actividades e eventos. Atualmente, estou particularmente interessado em avaliar o impacto e sucesso desses eventos, com base na análise de opinião e conhecimento dos participantes.

HXN.jpeg
Xavier Nunes

Coordenação Pint of Science Porto | Fundador

Engenheiro químico e investigador científico. Apaixonado pela música e ciência, trabalho com o mais pequeno dos átomos e energias renováveis, sempre ao som de uma boa música. Tenho medo das alturas, mas com tendência a sonhar alto. Apesar de não apreciar cerveja, não dispenso uma boa conversa entre amigos num bar.

Foto_CarolinaTemporão.jpg
Ana C. Temporão

Coordenação Dep. Verde

A ciência diz-nos que o aquecimento global aumenta o risco de extinção do lúpulo e da cevada. Isso mesmo: a cerveja corre riscos de vida!
Eu cá me comprometo a garantir que o Pint of Science tanto comunique estas e outras evidências ligadas ao câmbio climático, como evite contribuir para o problema. Assim, continuaremos a aliar a ciência ao amor geral à cerveja, às pessoas e sobretudo ao planeta.

Francisca Fonseca.jpg
Francisca Fonseca

Coordenação Dep. Central

Engenheira Biomédica de formação e apaixonada por ciência! Sou, desde pequena, uma pessoa bastante curiosa e indecisa, pelo que o meu doutoramento integra diversas áreas do saber, como a matemática, engenharia e biologia. A comunicação oral da ciência através do Pint of Science terá um papel fundamental para tornar a ciência acessível a todos e cativar curiosos que possam vir a tornar-se futuros investigadores de sucesso. E porque a vida é muito mais que o trabalho de laboratório ou de computador, gosto bastante de viajar e conhecer novas culturas.

Rafael Castro.jpg.jpeg
Rafael Castro

Coordenação Dep. Central

Desde muito cedo demonstrei interesse em números e contas. Em pequenino, sempre que vinha a conta no restaurante divertia-me a tentar encontrar erros no cálculo do montante final. Gosto de jogar xadrez e de jogos de estratégia. Mais tarde licenciei-me em Gestão, tenho um mestrado em Finanças e gosto de praticamente todo o tipo de trabalhos onde possa gerir quantias significativas de €. Identifico-me com este projeto porque, para além de gostar de ciência, gostava de ter um contacto mais próximo com ela e de dar essa oportunidade às pessoas interessadas. E claro, tudo se torna melhor com uma cerveja na mão (:

IMG_76452.jpg
Helena Beatriz

Coordenação Dep. Comunicação

Escrita criativa e ciência podem não parecer aliados, mas fazem parte das minhas paixões. Também se inclui um livro ou passeio à beira mar seguido por um bom vinho branco ou cerveja, não sou esquisita. Colocar um pouco de química e materais para dar uma boa estrutura, juntar tudo num final de tarde e abrir o mundo da ciência para todos. Juntas-te a
mim?

Ana Gomes.jpg
Ana Gomes

Coordenação Dep. Comunicação

Bióloga de formação, com especialização em Oncologia e foi nos corredores do IPO do Porto que percebi que ainda há muito caminho por traçar na Comunicação de Saúde. Assim, decidi ingressar no Mestrado em Comunicação de Ciência, onde, atualmente, estou a fazer o meu estágio de 2º ano com a Equipa de Prevenção de Cancro do IPATIMUP. Perguntam-me várias vezes ''se gostas tanto de Ciência, porque a deixaste para trás e foste para Comunicação?'' e a minha resposta é sempre a mesma: Gosto tanto de Ciência que a quero ajudar a chegar mais longe e a todos através da sua comunicação! Enquanto apreciadora de uma boa cerveja, juntá-la a uma, igualmente boa, conversa sobre Ciência, parece-me o mesmo que juntar o útil ao agradável!

WhatsApp Image 2022-12-21 at 20.13.39(1).jpeg
Ana Marta Capaz

Coordenação Dep. Comunicação

Apresentar-me como neurocientista soa-me sempre bom demais, é o que diz o meu CV!
Gosto tanto do meu trabalho que arranjo sempre forma de falar sobre ele. Como amigos e
família já não me podiam ouvir, virei-me para as redes sociais e criei o @Estereotaxico.
Tanto neste projeto “a solo”, como no @PintOfSciencePT, o meu objetivo é falar sobre
Ciência de forma simples, mas com impacto real. Se não fosse cientista, gostava de ser
“ouvidora” de música profissional, mas essa carreira pareceu-me ainda mais instável, por
isso vou continuar pelo laboratório!

Daniel Oliveira_edited.jpg
Daniel Oliveira

Coordenação Dep. Imagem e vídeo

Biólogo por vocação, curioso de nascença. Interesso-me por (quase) tudo, incluindo história e artes marciais, mas tenho um carinho especial por ciência. E com tanta dessa por cá é fundamental saber divulgá-la! Que melhor maneira de o fazer do que com uma fresquinha na mão?

Patrícia Christine Silva.png
Patrícia Silva

Coordenação Dep. Imagem e Vídeo

Sou Professora e Educadora de formação e atualmente Bolseira de Doutoramento em Educação na Universidade de Aveiro. Sendo a Educação em Ciência a minha área de investigação perspetivo uma Ciência acessível a todos. Este evento corrobora com esta premissa. Leva a Ciência de forma descontraída e descomplicada, sem perder o seu rigor científico, à comunidade em geral. Qual a melhor forma de comunicar Ciência com uma cerveja bem fresquinha a acompanhar? Juntas-te a nós?

Maria Vitoria(1).jpg
Maria Vitória Cabral

Coordenação Pint of Science Aveiro

Natural dos Açores, cheguei a Aveiro em 2019 para estudar. Neste momento encontro-me no 1º ano de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Conheci a Pint of Science em 2020, quando entrei na equipa e desde então tenho vindo a participar deste projeto que junta o melhor de dois mundos, os bares e a ciência!

 

Nuno Gama.png
Nuno Gama

Coordenação Pint of Science Aveiro

Desde sempre adorei aprender e ensinar e esta paixão culminou em ser investigador e docente da Universidade de Aveiro. A iniciativa Pint of Science permite a transmissão de conhecimento, de uma forma casual e interessante para todos.

IMG-20200807-WA0001.jpg
Daniela Gomes
Coordenação Pint of Science Braga

Licenciada em Bioquímica e Mestre em Genética Molecular. Apaixonada pela descoberta e por ver para além do visível. A curiosidade e a persistência que me caracterizam levaram-me a perceber que a Investigação é o caminho que quero seguir. Discutir ciência de uma forma simples torna-se essencial para seguir este caminho e mostrar às pessoas a importância desta área. E porque não conjugar essa conversa com uma boa cerveja?

133411745_113134697256567_62955594077438
Marlene Baptista
Coordenação Pint of Science Braga

Bioquímica de formação e mestre em Biotecnologia, ingressei recentemente no Doutoramento em Engenharia Química e Biológica . O meu projecto foca-se na implementação de um bioprocesso no sentido da economia circular, para a qual acredito que estamos a caminhar. 
Ao longo do meu percurso académico fui-me apercebendo da importância da comunicação em ciência e, como apaixonada por Ciência, acredito que se torna cada vez mais crucial existir uma conexão que aproxime a ciência e o público em geral. Além disso, sendo a cerveja um dos produtos biotecnológicos mais antigos fabricados pelo Homem e que eu aprecio bastante (desde o processo de fabrico até à degustação), o Pint of Science torna-se assim o projeto completo e apaixonante que eu procurava fazer parte.

MoniaMartins.jpg
Mónia Martins

Coordenação Pint of Science Bragança

Engenheira química de formação e cientista de profissão. Não dispenso uma mesa recheada de malta fixe e muitos copos! Adicionando ciência à equação o resultado é fantástico. Brindamos?

ArturSantos (1).jpg
Artur Santos
Coordenação Pint of Science Bragança

Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Fisica, Mestre em Treino Desportivo para Crianças e Jovens, Doutor em Ciências do Desporto, especialidade Treino Desportivo. Pós-graduado em Gestão Financeira Autárquica, Pós-graduado em Parentalidade Positiva. Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares  e do Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física  da Universidade de Coimbra. Atualmente Docente Especialmente Contratado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Joana Pires.jpg
Joana Pires
Coordenação Pint of Science Coimbra

Apaixonada por questionar e discutir ciência, alia a sede de conhecimento a uma boa cerveja fresquinha! Natural da inigualável Cidade Neve, é licenciada em Ciências Biomédicas e mestre em Biomedicina Molecular. A curiosidade e a inquietude por descobrir e partilhar ciência sobre as mais diversas áreas levou-a a querer fazer parte da equipa do Pint of Science, pois considera que um dos maiores desafios deste século XXI é a partilhar e comunicar ciência de forma clara, divertida e dinâmica! E porque a vida é muito mais que o trabalho de laboratório ou de computador, nada melhor do que juntar ciência, cerveja e a bela cidade de Coimbra. Junta-te a nós!

Isabella da Rocha - Coimbra.jpg
Isabella Rocha

Coordenação Pint of Science Coimbra

O quê? Porquê? Para quê? Como? Questionadora, natural de Niterói - Rio de Janeiro, é licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Bioquímica Clínica. Com as suas qualidades de aventureira, curiosidade, criatividade e apaixonada pela ciência, sempre se interessou por divulgar conhecimentos científicos do quotidiano. Organizou projetos de divulgação científica na rua e no meio digital. A sua jornada, atualmente, contínua na Pint of Science, primeiro na comunicação, depois na imagem & vídeo e agora na coordenação. Simbora, pega um copo e brinde à ciência, tim tim!

Carlos Guimarães.jpg
Carlos Guimarães
Coordenação Pint of Science Guimarães

Natural de Guimarães, Bioengenheiro feito no Porto, recém doutorado em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa pela Universidade do Minho e Universidade de Stanford (USA), agora Investigador Júnior no 3B’s, na cidade berço. Adoro fazer e comunicar ciência, que sempre foi uma prioridade, a vários níveis populacionais. O Pint of Science representa um desafio novo nessa arena, sendo fantástico pelo que representa: levar ciência às pessoas com uma conversa, num bar, de copo na mão!

 

Gal·la Edery.jpeg
Gal la

Coordenação Pint of Science Horta

Bióloga marinha natural de Barcelona, Espanha, que fico apaixonada pelos Açores. Cheguei ao Faial a dois anos em busca de baleias e acabei por ficar a estudar corais do mar profundo na Universidade dos Açores, no campus da Horta. A biologia em geral cria me fascinação e adoro poder abrir a curiosidade de outras pessoas sobre ciência, por isso decidi trazer o Pint of Science aos Açores. 

Sofia Saraiva.jpg
Sofia Saraiva
Coordenação Pint of Science Guarda

Tenho formação de bioquímica e sou doutorada em Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos. Conheci o Pint of Science durante o doutoramento em Santiago de Compostela e adorei o conceito. Ao regressar para a cidade dos 5 F’s e poder continuar a fazer investigação, estava claro para mim que o Pint tinha de vir para a Guarda! Investigação, educação, informação e comunicação são palavras chave para o desenvolvimento da nossa sociedade. Nada melhor do que ter tudo isto no ambiente descontraído de um bar, onde todos podem participar! 
Animas-te?!!

Telma Jacinto.jpg
Telma Jacinto
Coordenação Pint of Science Guarda

Mestre em Bioquímica, atualmente técnica de investigação no IPG. Fascinada pela área da nanomedicina e as suas diversas aplicações. Sempre senti uma enorme dificuldade para explicar o trabalho que realizo em laboratório aos meus familiares/amigos, por isso quando conheci o Pint of Science achei que seria a forma de comunicar Ciência (com uma cerveja na mão).Animas-te?!!

Adriana Carneiro.png
Sofia João - Leiria.jpeg
Adriana Carneiro
Coordenação Pint of Science Guimarães

Nascida na cidade berço, cresci como tantos outros vimaranenses, com o sentimento de honrar aquilo que mais amamos “seja a ganhar, seja a perder”. E, por isso, tentando sempre perseguir aquilo em que acreditava formei-me em Biologia e dois anos mais tarde tornei-me Mestre em Biotecnologia Farmacêutica. Hoje, tenho ainda mais “porquês?” para ver respondidos. A curiosidade pelo conhecimento fez com que ingressasse naquele que tem sido um dos maiores desafios da minha tão curta carreira, o doutoramento.
Neste meu pequeno percurso percebi que, como cientista, não é só a bata branca e o laboratório que me motivam. Mas também o poder levar à comunidade, a ciência como a fazemos de uma forma informal e divertida. E haverá melhor forma de conversar sobre ciência, senão com um exemplo prático na mão da ciência em ação?


 

Sofia João

Coordenação Pint of Science Leiria

Olá! Sou a Sofia, nascida e criada na Marinha Grande e jogadora de andebol nas horas vagas. Estive 5 anos em Lisboa a tirar engenharia biomedica e 1 ano a fazer a tese na magnifica cidade de Pamplona! Este evento é o match perfeito entre convivio e ciência e vamos traze lo em grande para a cidade de Leiria!

Beatriz_Silva_Horta.jpeg
Beatriz Silva

Coordenação Pint of Science Horta

A comunicação sempre foi e sempre será a arma mais poderosa que temos ao nosso dispor. E o melhor disso é que está ao alcance de qualquer um. 
Sou comunicadora de ciência e, apesar de todas as áreas me despertarem muita curiosidade, devo confessar que as ciências do mar ocupam um lugar especial no meu coração. Não fosse eu natural de uma terra plantada à beira-mar, a Figueira da Foz 
A profissão fez-me atravessar o Oceano Atlântico até às Ilhas de Bruma, onde o mar é mais azul, a terra é mais verde e a cerveja é mais dourada. Há cenário mais agradável para se conversar sobre ciência? Creio que não. 

Lara Valente - Leiria.jpg
Lara Valente

Coordenação Pint of Science Leiria

Licenciada em Biologia Humana e apaixonada por uma boa discussão de ideias cientificas. Vejo no Pint of Science uma oportunidade para trazer a Leiria uma dose de conhecimento num ambiente descontraído e informal, tudo com boa cerveja à mistura.

Foto_Rita Esteves.jpeg
Rita Esteves

Coordenação Pint of Science Lisboa

Curiosa por natureza, bióloga de formação, apaixonada por tertúlias, amiga da imperial (e do fino também, para sermos inclusivos). No Pint of Science junto estes hobbies para poder aprender ciência, divulgar ciência, e desmistificar o "cientista maluco" - se bem que um pouco de loucura faz bem a toda a gente.

Foto_Rita Pires.jpeg
Rita Pires
Coordenação Pint of Science Lisboa

Bioquímica de formação, mas foi na alimentação que encontrei a minha paixão. Por isso segui o mestrado em tecnologia e segurança alimentar que estou quase a finalizar. Como não há comida sem bebida, é com muito orgulho que me dedico a este projeto, onde a cerveja é um importante objeto. Neste espaço a ciência é apresentada de forma descontraída e acessível. Vem descobrir como o Pint of Science é tão incrível.
 

Cláudio Rocha.jpg
Cláudio Rocha

Coordenação Pint of Science Porto

Doutorado em Engenha Química e Biológica, sou atualmente investigador de pós-doutoramento em Engenharia Química na FEUP, onde estou a desenvolver um reator híbrido para aplicação de reformação a vapor dos resíduos líquidos provenientes de atividades agroindustriais. Sou também apologista que a Ciência e Tecnologia deve ser cada mais partilhada e discutida em ambientes mais informais, de forma a potenciar a discussão e troca de ideias. Desta forma, porque não partilhar conhecimento científico num bar acompanhado de uma bebida?!

bottom of page