

Adelaide Braga
Central
Sempre adorei aprender coisas novas e a ciência sempre me fascinou desde criança... Ser investigadora e Docente da Universidade do Minho permiti-me combinar as minhas duas grandes paixões, investigar e ensinar. Descobri que para além de ser genuinamente apaixonado pela ciência, ensinar também é uma grande paixão. É um prazer ajudar alguém a aprender algo novo. A ciência é vista muitas vezes como complexa e difícil, e porque não falarmos sobre ela de forma acessível, compreensível e relaxada para todos? Ah e na companhia de uma boa cerveja!

Ana Catarina Leite
Eventos
Natural de Braga, Mestre em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho e atualmente Bolseira de investigação no Centro de Engenharia Biológica. Curiosa por natureza, com grande interesse no ramo de tecnologia alimentar e desde nova fascinada pelo poder que a ciência tem em resolver os problemas mundiais. Tal como dizia Rosalind Franklin “A ciência e a vida quotidiana não podem nem devem ser separadas”, acredito que o conhecimento científico não pode ser limitado ao laboratório, e nada melhor que uma fresquinha na mão e uma conversa informal para quebrar barreiras e unir o mundo da ciência com a sociedade.

Ana Oliveira
Comunicação
Enquanto recém-ingressada estudante de Biologia Aplicada, ainda sou melhor versada no mato do que no laboratório e não estou alheia ao quão impenetrável o mundo científico pode ser para quem está de fora. Projetos como este, que encorajam uma comunicação acessível da investigação atual, ajudam a quebrar essas barreiras - com o apoio, sem dúvida, da aliciante promessa de que haverá bebida envolvida.

Andreia Fernandes
Eventos
Sou licenciada em Bioquímica e Mestre em Biologia, a agora que estou a poucos passos de terminar o meu doutoramento (Doutoramento em Ciências Biomoleculares) e estou de regresso à cidade onde cresci (Braga), descobri o Pint of Science. Sendo ciência/investigação uma das minhas paixões, quero envolver-me em iniciativas que mostram que ciência é interessante, importante e pode chegar a todos. Junto-me assim a um grupo de pessoas de diferentes áreas motivadas em partilhar ciência. Vamos promover e discutir ciência, indo além do nosso meio académico, estaremos num bar vizinho!

Andreia Pinho
Comunicação
Licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho. Atualmente, cientista no ICVS como aluna de doutoramento e cientista no Instagram como fundadora da página Science Wave. Assim, faço da ciência o meu trabalho tanto dentro como fora do laboratório. Com o Pint of Science, fá-lo-ei também num bar. Levar ciência tanto a cientistas como a não cientistas acompanhada de uma bela cerveja? Parece-me um bom plano!

Carlos Marques
Central
Licenciado em Bioquímica e Mestre em Ciências da Saúde, pela Universidade do Minho. Atualmente trabalho no ICVS como investigador bolseiro, enquanto penso acerca do próximo passo a dar na minha carreira científica. Sempre adorei Ciência e a ideia de poder fazer a diferença no mundo através da geração de novas descobertas científicas. O que nunca me passou pela cabeça foi ser tão difícil explicar que isso é mesmo um trabalho a sério e não um passatempo para nerds... Daí o meu interesse nesta iniciativa, que não só permite difundir o trabalho que se faz em Ciência em Portugal, mas o faz de uma forma acessível a todos, num ambiente informal e descontraído. E nada melhor para descontrair que uma cerveja com boa companhia e boa conversa.

Catarina Lima
Eventos
Licenciada em matemática e a caminho de mestre em matemática e computação, desde sempre achei fascinante como é possível encontrar uma explicação lógica para quase tudo na vida. Mas se é assim com matemática, não será também com as outras ciências? É perante esta vontade de aprender mais, e sobre mais coisas, que decidi me juntar à equipa do Pint Of Science. Sem dúvida acredito que a melhor escola que pode haver é através da discussão e da partilha de ideias, e somar ainda um copo de cerveja na equação, parece-me a que vai resultar na solução certa.

Fabiana Marques
Imagem e vídeo
Licenciada em Bioquímica e, nos dias de hoje, aluna do mestrado em Biotecnologia da Universidade do Minho. Acredito, profundamente, na necessidade de simplificar a comunicação científica para um maior crescimento e desenvolvimento da área. Porquê ser cientistas, se depois não conseguimos expor as nossas descobertas ao público? E
há melhor forma de comunicar ciência do que entre amigos? Eu acho que não!

Gisela Armada
Eventos
Licenciada em Bioquímica. Mestre em Ciências da Saúde. Neurocientista em construção. Defensora de uma Ciência para Todos. Tal como não resisto a uma boa conversa sobre ciência, nada melhor do que um ambiente descontraído e uma cerveja amiga para a acompanhar. E porque um é bom mas dois é melhor, porque não juntar o útil ao agradável? Vamos brindar à ciência?

Joana Silva
Imagem e vídeo
Licenciada em Biologia, Mestre em Ecologia e de momento estudante no Mestrado de Comunicação de Ciência. Bióloga, geek e entusiasta das artes em partes iguais, recentemente aventurei-me a tentar captar a minha visão do mundo atrás de uma câmara. Sou imperfeitamente perfeccionista e gosto de prestar atenção aos detalhes. Considero que a comunicação de ciência, principalmente quando feita neste contexto mais informal, pode tornar a ciência mais apelativa e acessível a todas as pessoas, independentemente da sua idade ou formação. E então, fazemos um brinde?

Jorge Fernandes
Eventos
Bioquímico de formação, mestre em Bioquímica Aplicada (por esta altura já deu para perceber que gosto de bioquímica, não é?) e sempre sedento de conhecimento, ingressei recentemente no Doutoramento em Ciências da Saúde. A curiosidade que me caracteriza e a paixão pela ciência apareceram desde cedo, pela forma descomplexada e aberta com que sempre discutiram as coisas comigo. A partilha e discussão de conhecimento são a única via de progresso e um dos maiores desafios deste século. Assim, nada melhor que discutir ciência e interagir com colegas e amigos num ambiente descontraído, entre gargalhadas e cerveja.

Leandro Madureira
Eventos
Licenciado e mestre em Biotecnologia, aquilo a que se pode chamar, de um caminho ainda muito curto na Ciência, apercebi-me de que a forma como comunicamos o nosso trabalho e as nossas descobertas é muitas vezes desvalorizada. Torna-se assim mais interessante ouvir teorias da conspiração do que resultados científicos. Uma comunicação baseada em factos também pode ser divertida e como o saber não ocupa lugar, sobra espaço suficiente para umas cervejinhas e boa companhia.

Luís Machado
Eventos
Bioquímico e mestre em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas e atualmente encontro-me a fazer o doutoramento em Engenharia Química e Biológica. Sou apaixonado por Ciência, por microalgas e por uma boa cerveja entre amigos. Muitas vezes deparo-me com a dificuldade em explicar aos meus amigos e familiares o que faço realmente e o porquê de gostar tanto disso. Acredito que o “Pint of Science” possa ser uma oportunidade de comunicar ciência de forma simples e divertida acompanhado, claro, por uma boa cerveja!

Lúcia Lopes
Eventos
Estou no 3º ano de licenciatura em Bioquímica. Seguir investigação é o meu sonho e sempre tive muito interesse na área científica. Comunicar ciência é essencial, ainda mais tentar transmitir a ciência ao público em geral. Nunca tive num evento descontraído ligado a ciência e o Pint of Science, parece o evento ideal para adquirir mais conhecimentos em diversas áreas científicas e aproximar mais as pessoas da beleza desafiante que é a ciência.

Luciana Meneses
Eventos
Mestre em Engenharia Biomédica e a frequentar o Doutoramento em Engenharia Biomédica e Ciências Farmacêuticas numa colaboração entre a Universidade do Minho e a Universidade de Ghent. Apaixonada por ciência, saúde, comunicação e basquetebol! Dentro do laboratório, os meus melhores amigos são os bacteriófagos. Fora, como boa Limiana, as melhores conversas acontecem à mesa. Por isso, nada melhor do que dessa forma tornar a ciência acessível para todos, ainda para mais na companhia de uma boa cerveja!

Luís Garcez
Eventos
Encontro-me no último ano da licenciatura em Bioquímica e pretendo ingressar num mestrado que me permita satisfazer a curiosidade e ânsia de compreender o mundo melhor.
Sempre fui bastante interessado pela ciência, motivo pelo qual gostaria de vir a trabalhar em investigação.
O Pint of Science é então ideal para aprender mais sobre diversos tópicos e conviver com pessoas com gostos semelhantes!

Patrícia Bastos
Comunicação
Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho. Atualmente encontro-me a trabalhar como Project Manager numa Organização sem Fins Lucrativos, onde o meu foco são os jovens. Imaginem o que é, sempre que digo a minha área de estudo a um familiar ou a um amigo, essa pessoa me dizer para eu a analisar. Enquanto eu sorrio e penso “oh não, mais uma vez essa piada”. Mal eles sabem, que para um psicólogo fazer o trabalho que faz, foi precisa bastante pesquisa e investigação. Com o Pint of Science posso convidá-los a sentar, beber uma cerveja e aprenderem um pouco mais sobre ciência. Eles ganham conhecimento, e em troca pagam-me um fino.

María García
Imagem e vídeo
Licenciada em Ótica e Optometria e Mestre em Optometria e ciências da visão pela Universidade de Valência. Atualmente encontro-me a fazer doutoramento em Optometria e Ciências da Visão na Universidade do Minho. Participo no projeto europeu chamado OBERON e o meu atual trabalho de investigação está centrado no modelo de acomodação de frente de onda. Sou apaixonada pela ciência e gosto de partilhar os meus conhecimentos com outros. Penso que existe uma falha de comunicação entre o cientista e a sociedade, sendo, por isso, a comunicação científica tão importante. A maior parte das ideias fundamentais da ciência são essencialmente simples e podem ser expressas numa linguagem compreendida por todos. Por
isso, acho que o Pint of Science permite divulgar a ciência num ambiente acessível e divertida para todos.

Renato Mota
Eventos
O meu nome é Renato Mota e sou licenciado em Bioquímica pela Universidade do Minho. Após a licenciatura, fiz o Mestrado em Biotecnologia no Centro de Engenharia Biológica da mesma universidade. Sempre detestei quando o timing para uma grande piada científica surge num encontro familiar, mas me encolho porque ninguém irá perceber. Por isso, à parte das grandes noites académicas no BA, quem diria que as melhores noitadas seriam aquelas à mesa com os amigos, cartas e sobretudo cerveja? Não há melhor altura para estas piadas – outrora denominadas Nerd! Acreditem, todas passam!!!

Maria Silva
Central
Licenciada em Ciências da Nutrição, mestre em Tecnologia e Ciência Alimentar e aluna de Doutoramento em Ciência, Tecnologia Alimentar e Nutrição. Curiosa por natureza, viciada em novidades. Ler, investigar e descobrir são parte de mim.
Adepta de tainadas e de partilhas. Sou uma pessoa de pessoas. O Pint of Science traz-me o melhor destes mundos e, na minha perspetiva, a ciência só faz sentido quando divulgada, discutida e compreendida pela sociedade.
Para uma fã de cerveja como eu, não podia ser de outra forma!

Sara Barbosa
Imagem e vídeo
Licenciada em Bioquímca e quase quase Mestre em Ciências da Saúde, com foco em Oncologia. Apaixonada por ciência, pelo descobrir e pelo saber. Acredito que a ciência é mais útil quando partilhada com todos. Assim, descomplicar e tornar a ciência acessível, de forma divertida e descontraída, é crucial para o nosso progresso em sociedade. Então, porque não sair da bancada para o bar e partilhar conhecimento acompanhado de uma boa bebida?

Sara Coelho
Central
Licenciada em Bioquímica, Mestre em Genética Molecular e recente aluna do Doutoramento em Biologia. Sempre fui apaixonada por ciência e por perceber o porquê das coisas, mas sei o quão difícil é explicar esta paixão às pessoas que me rodeiam. Comunicar ciência torna-se por isso essencial nos dias de hoje. E porque não fazê-lo de forma descomplicada, num ambiente descontraído e na companhia de uma boa cerveja?!

Sara Silva Leite
Comunicação
Licenciada e quase Mestre em Optometria, sou fascinada pela ciência, principalmente a que está relacionada com a visão. Por causa disto, ingressei no mundo da investigação este ano, e uma das maiores dificuldades que cruzaram o meu caminho foi comunicar o meu trabalho de uma forma simples e compreensível a toda a gente. O festival Pint of Science permite comunicar ciência num ambiente descontraído, com uma cerveja na mão… E eu não imagino melhor combinação!

Teresa Dias
Eventos
Bióloga, mestre em microbiologia aplicada e atualmente aluna de doutoramento. Apaixonada pelo mundo do "invisível" e em como ele é tão importante no nosso dia a dia. Desvendar e desmistificar a ciência é, para mim, uma das tarefas mais importantes dos cientistas. No contexto que atualmente vivemos penso que cada vez mais a sociedade percebe a importância dos cientistas e tem mais vontade de aprender. O "Pint of Science" permite divulgar a ciência num ambiente acessível e divertido e tenho a certeza que será uma experiência muito enriquecedora para todos.

Vitor Sousa
Eventos
Licenciado em Bioquímica e mestre em Biotecnologia. A curiosidade é um móbil que conduz à procura e descoberta de novo conhecimento e nada melhor do que a ciência para lhe dar resposta. Acredito que temos todos muito aprender uns com outros e nada melhor do que um ambiente descontraído e uma conversa de amigos para que o conhecimento se possa disseminar.