top of page
 Do 8 ao 80

física, química, matemática e astronomia

NATURinOVAÇÃO
30 de maio · 21h30 · Liquidâmbar · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Coimbra_30_Do8ao80_1_Solange Magalhães.jpg

Solange Sá Magalhães -  Desenvolvimento de biofloculantes para a remoção de microplásticos de meios aquosos

Solange Sá Magalhães

O meu nome é Solange e sou de Aveiro. Na Universidade de Coimbra formei-me em Química Industrial (licenciatura), posteriormente em Química (mestrado). Depois de alguns anos na investigação fui para a Indústria. Voltei há 3 anos para fazer o doutoramento em Engenharia Química. No meu percurso é evidente o meu gosto pela investigação.

Os plásticos são materiais muito versáteis e por isso têm tido um crescimento exponencial, sendo Hoje são um problema ambiental. Para ajudar a resolver este eminente desastre ecológico, o nosso trabalho visa desenvolver novas abordagens mais ecológicas, baseadas em floculantes lignocelulósicos, para sua remoção dos ecossistemas aquáticos.

Coimbra_30_Do8ao80_2_LuisCarlos HenriquesAlves.jpg

Luis Carlos Henriques Alves - Biofungicidas: Da floresta para as culturas

Luís Alves

Luís Alves (1979), é natural de Fafe e vive em Coimbra. É licenciado em Química Industrial e doutorado em Química Macromolecular (Universidade de Coimbra). Atualmente é investigador auxiliar no Departamento de Engenharia Química da UC e a sua investigação é direcionada para biomateriais e biopolímeros. É autor de mais de 40 publicações científicas.

O crescimento da população mundial leva a um enorme aumento da procura de alimentos, o que leva a um aumento no uso de pesticidas, muitos deles tóxicos. Os materiais lignocelulósicos apresentam-se aqui como uma possível fonte de moléculas que podem ajudar a reduzir as necessidades de fungicidas obtidos de síntese química e a partir de produtos petrolíferos.

Liquidâmbar
snacks.png
bottom of page