Cabecinha pensadora
neurociência, psicologia e psiquiatria
Pr(é)conceito da mente
30 de maio · 21h00 · Plano Negro · 2.50€
.jpg)
Ana Isabel Araújo - (Des)inibição na Perturbação Obsessivo-Compulsiva: o que nos diz a neuroimagem?
Ana Isabel Araújo
Interna de formação específica em psiquiatria, desde cedo que desenvolveu um forte interesse por formular e testar novas hipóteses. A obtenção de uma bolsa de doutoramento permitiu-lhe desenvolver a sua investigação, no CIBIT/ICNAS. É também assistente convidada no Instituto de Psicologia Médica da FMUC e voluntária no Conselho Médico da Associação Portuguesa para a Síndrome de Tourette.
Serão as pessoas com perturbação obsessivo-compulsiva mais inibidas ou mais desinibidas? Na nossa investigação, aplicámos a ressonância magnética funcional para responder a esta questão. Encontrámos que, os doentes com perturbação obsessivo-compulsiva estão sempre a “carregar travão”, independentemente de haver ou não um sinal de perigo explícito. Dessa forma, ficam muito lentos, aquilo que na clínica designamos de lentificação obsessiva.
.jpg)
Carolina Cabaços - Estigma associado à doença mental: o fim da história?
Carolina Cabaços
Médica interna do 5º ano de Psiquiatria no CHUC, investigadora e docente na FMUC. Aluna de Doutoramento em Ciências da Saúde na FMUC, com o projeto “Estigma associado à doença mental: correlatos e preditores psicossociais e neurais”. Ligada a projetos científicos, culturais e sociais que pretendem compreender e erradicar o estigma associado à doença mental.
Numa geração mais literada e informada do que nunca, e após uma pandemia em que tanto se falou de saúde mental, será que este é o fim da história do estigma associado à doença mental? Os estereótipos e o preconceito e discriminação que deles resultam fazem parte da nossa cultura, mas, numa cultura de tão rápidas mudanças, terá este problema de permanecer imutável?
Plano Negro
