Do 8 ao 80
física, química, matemática e astronomia
O infinito e o além
29 de maio · 21h00 · Liquidâmbar · 2.50€

Constança Providência - Estrelas de neutrões: um laboratório de física nuclear e de partículas
Constança Providência
Sou física nuclear e utilizo as estrelas de neutrões como um laboratório de matéria densa. Doutorei-me na Universidade de Oxford. Sou professora (e diretora) no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Tenho muitas publicações sobre estrelas de neutrões e mantenho colaborações com físicas e físicos de vários países.
As estrelas de neutrões são muito especiais: têm uma massa uma a duas vezes a massa do sol, um raio que não ultrapassa os 15km e um período que poderá ser tão pequeno como um milisegundo. Com estas propriedades tornam-se verdadeiros laboratórios de física nuclear e de partículas. Os novos telescópios e detetores de ondas gravitacionais dar-nos-ão a conhecer o seu interior?

Maria Teresa Barata
- Tempestade em Órbita & Meteorologia Espacial
Maria Teresa Barata
Maria Teresa Barata é investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da FCTUC. É doutorada em Ciências de Engenharia pelo IST, e é atualmente Subdiretora do OGAUC, e também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative (ISWI) para Portugal. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos.
O Sol é exuberante na sua atividade e por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica, perturbando redes de energia e de comunicações, com impactos sociais e económicos no nosso dia-a-dia. A atividade do Sol e as suas consequências é designada por Meteorologia Espacial que se dedica ao estudo e previsão da atividade solar, com o intuito de mitigar o seu impacto económico e humano.
Liquidâmbar
