top of page
Com pés e cabeça

 biologia humana, medicina e saúde

Atividade fisica: Do início ao fim!
29 de maio · 21h00 · Café Moçambique · 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Coimbra_29_Com pés e cabeça_1_DanielaRodrigues.jpg

Daniela Rodrigues - Perspetivas biosociais na obesidade e no estilo de vida

Daniela Rodrigues

Daniela Rodrigues é investigadora postdoc no CIAS, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra. A partir da sua formação em Antropologia Biológica, nos últimos anos tem-se debruçado sobre a temática da obesidade infantil, da atividade física e do tempo de ecrã, através de uma abordagem socio-ecológica.

A OMS considera a obesidade infantil como um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI. Ao mesmo tempo, os níveis de atividade física nas crianças portuguesas são baixos e o tempo sedentário é elevado. Olhar para a interação dos três fatores e refletir sobre os seus determinantes através de uma perspetiva biossocial é essencial.
 

Coimbra_29_Com pés e cabeça_2_SusanaPereira.jpg

Susana Pereira - Diabetes gestacional: as consequências para a mãe e o bebê

Susana Pereira

 

Susana Pereira, doutorada pela Universidade de Coimbra em Biociências em 2016 tem focado a sua investigação no efeito da diabetes e obesidade na gravidez na saúde materno infantil e risco de doença cardíaca. A Susana interessa-se em abordagens inovadoras de ensino, em comunicação de ciência, maternidade consciente e alimentação infantil.

 Diabetes gestacional (DG) é uma doença que afeta não só a mãe, mas também o feto. Bebês nascidos de mães com DG têm maior risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Cerca de metade das mulheres com DG desenvolvem diabetes tipo 2 dentro de 5 a 10 anos após o parto. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado DG são fundamentais para a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Café Moçambique
comida.png
snacks.png
mobilidade.png
bottom of page