Do 8 ao 80
física, química, matemática e astronomia
Faça-se luz
22 de maio · 19h30 · Pelle · 2.50€

Renato Gonçalves - Desmistificação das baterias de ião de lítio e seu funcionamento
Renato Gonçalves (Centro de Química da Universidade do Minho)
Formação em Química e Ph.D. em Engenharia de Materiais (2017) pela UMinho. Trabalha no Centro de Química da UMinho como investigador no desenvolvimento e síntese de materiais para aplicações avançadas e novos materiais para o armazenamento de energia, incluindo baterias de ião de lítio. Publicou mais de 80 artigos e capítulos de livros.
As baterias de ião de lítio estão presentes em diversos equipamentos existentes à nossa volta. O futuro destes sistemas tem sido discutido devido ao seu potencial no desenvolvimento socioeconómico. A compreensão do seu funcionamento e como a investigação é essencial para o desenvolvimento destes sistemas, vai certamente responder às dúvidas associadas a este tópico emergente.

Francisca Guedes - Cristais fotónicos esféricos: “bola de espelhos” que permite às algas dançarem com a luz
Francisca Guedes (INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory)
Francisca, natural de Baião, vive em Braga há 12 anos. Licenciada em Bioquímica, mestre em Bioengenharia, e frequenta o 3º ano do doutoramento em Química Aplicada no INL. Deputada municipal e agricultora nos tempos livres ambiciona ter no futuro uma carreira associada à comunicação científica e ensino superior.
Cristais fotónicos esféricos (CF), são arquiteturas fascinantes no mundo natural, fornecendo um playground único para as algas interagirem com a luz. Essas estruturas manipulam a luz de maneiras específicas, promovendo fenómenos cientificamente relevantes. As algas podem usar esses cristais para aumentar a capacidade fotossintética, promovendo o seu crescimento e energia.
Pelle
