top of page
Ter muita lata

engenharia, robótica e computadores

Só boas energias
23 de maio · 20h00 · Maravilhas· 2.50€ 
8iGbqeMyT.png
bilhete.png
Aveiro_23_Ter muita lata_1_VitorSencadas.jpg

Vitor Sencadas - O papel dos materiais nos dispositivos biomédicos

Vitor Sencadas (Dep. Engenharia de Materiais e Cerâmica, UA)

Formado em Engenharia de Materiais, doutor em Física, pela UM. Foi investigador do Centro de Física da UM e docente na Universidade de
Wollongong, na Austrália. Atualmente, desempenha funções na Universidade de Aveiro e no CICECO. Foi Investigador Convidado em várias instituições como a UT (Finlândia), UCA (França) e MIT (USA).

Os avanços científicos trazem inúmeras oportunidades em várias áreas do conhecimento com impacto no nosso quotidiano. Os novos materiais, através da monitorização continua e discreta de sinais vitais e associados à inteligência artificial, promovem uma revolução na área dos dispositivos médicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, adoção de estilos de vida saudáveis, e tratamentos médicos personalizados e inovadores.

Aveiro_23_Ter muita lata_2_RaquelSebastião.jpg

Raquel Sebastião - Podemos caracterizar a dor através dos nossos sinais fisiológicos?

Raquel Sebastião (Dep. de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, UA)

Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro e investigador no WJCR. Obteve o doutoramento na Universidade de Coimbra. No seu percurso científico, foi investigador no Departamento de Psicologia Experimental Geral na Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, e no Centro de Biomedicina Espacial na Universidade de Roma ‘Tor Vergata’.

Nesta conversa abordaremos a monitorização de sinais fisiológicos: é esperado que o nosso corpo reaja ao estímulo de dor através da alteração dos nossos sinais fisiológicos. Por isso, falaremos de como obter características significativas de diversos sinais fisiológicos através da exploração da informação contida nos mesmos e da aplicação de métodos de aprendizagem automática.

Maravilhas
bottom of page